quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Conhecendo a UECE

Postado por GEMa Em 1.11.12

PRAE - Parte I


Esta coluna será sempre que possível publicada para que os leitores possam conhecer alguns dos recursos disponíveis para ele na UECE.

Começamos pela Pró-Reitoria que tem ligação direta com os discentes: a PRAE (Pró-Reitoria de Políticas Estudantil).
Atualmente este setor é constituído de quatro diretorias, que as apresentaremos em duas partes. As duas primeiras são a Diretoria de Assistência Estudantil e a Diretoria de Ações Afirmativas.
Diretoria de Assistência Estudantil: Os graduandos em situação socioeconômica vulnerável, comprovadamente, podem procurar esta diretoria para conseguir ajuda financeira através do Programa de Bolsa de Estudo e Assistência. Quem é contemplado é destinado a um setor da UECE para auxiliar nas tarefas do mesmo, cumprindo uma determinada carga-horária semanal. O valor recebido será de R$ 200,00 e vale-transporte, além da gratuidade no Restaurante universitário, por um período de 10 meses, podendo ser renovada por mais um período. 


Outra responsabilidade deste setor é o Restaurante Universitário, que oferta almoço e jantar de boa qualidade com um custo adequado para seu público. Alguns não sabem, mas quando você vai pagar a refeição informe se é funcionário, professor, aluno de pós-graduação ou de graduação, pois há distinção de preços, como mostra a tabela ao lado. Praticar a honestidade não é bobagem!

Atualmente os gestores planejam ampliar as ações, e você pode ler sobre elas e outras não divulgadas aqui na página da diretoria na internet (http://www.uece.br/prae/index.php/-celula-de-assistencia-ao-estudante). Você pode entrar em contato com a diretoria através do telefone (85) 3101.9680 e falar com a diretora Zoraide Braga ou com a secretária Liliann de Fátima.


Diretoria de Ações Afirmativas: Esta diretoria surgiu com o início da atual gestão da universidade. Ela possui uma característica ímpar por visar a discussão de temas deixados de lado por uma sociedade que cultiva discursos e não os efetiva, como a questão da acessibilidade, que, de acordo com a diretora Zelma Madeira, é uma das atuais prioridades. Segundo ela, a estrutura da UECE precisa de muitas modificações, pois até o elevador da biblioteca que deveria servir para cadeirantes tem dimensões que não comporta qualquer cadeira de rodas. Outros ajustes são as rampas que não estão dentro dos padrões estabelecidos. A diretora também falou que o sistema de cotas, do ENEM e do SiSU serão temas trabalhados de forma democrática dentro da instituição para que a formação dos estudantes seja o mais completa possível.
Maiores informações no endereço: http://www.uece.br/prae/index.php/celula-de-acoes-afirmativas

publicidade